Marcopolo G7 1200

Resultado de um trabalho de mais de três anos de pesquisas de campo e desenvolvimento e investimentos de cerca de R$ 30 milhões, os novos modelos da Geração 7 de ônibus rodoviários da Marcopolo foram apresentados neste dia 24 de junho, em São Paulo, e começam a sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, a partir de agosto, mês de comemoração dos 60 anos da empresa.

A família, que já contava com os já tradicionais Paradiso1200 e Viaggio 1050, ganha dois novos modelos – Paradiso 1050 e Viaggio 900 – e cria um novo padrão de qualidade, conforto, segurança, robustez e economia. Os novos veículos foram desenvolvidos para diferentes modelos de chassis das principais montadoras.

Diferente de outros ônibus já produzidos no Brasil, os novos Marcopolo G7 foram desenvolvidos com dois focos principais: o atendimento das necessidades e demandas de passageiros e motoristas; e a redução de custos e o aumento de capacidade de transporte para os operadores. Os objetivos são valorizar o prazer de viajar de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários.

Segundo o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, os modelos da Geração 7 vão muito além de um design bonito e futurista. “Nossos projetistas e engenheiros trabalharam para que todas as mudanças e novidades se traduzissem em benefícios para passageiros, motoristas e frotistas. O resultado são veículos mais confortáveis, seguros e que geram redução de cerca de 10% no custo de combustível, além de menor gasto de pneus e freios e manutenção facilitada”, enfatiza de la Rosa.

Os primeiros estímulos visuais conferem aos veículos um padrão de acabamento e qualidade automotiva, com linhas equilibradas, fluidas e harmonia de detalhes, com destaque para os conjuntos ópticos dianteiros e traseiros com tecnologia em LEDs. Internamente, remetem às aeronaves, de estilo limpo, “hi-tech”, com ambiente agradável, porém, sofisticado e confortável.

Externamente, os modelos G7 têm desenho inovador e forte personalidade, que consolida a nova identidade de marca, constituída por formas velozes, robustas e aerodinâmicas. Além de permitir a fácil identificação dos produtos Marcopolo em quaisquer situações, traduz as informações essenciais e valoriza a originalidade, o lettering, a logomarca e a chamada “Expressão Empática”.

Segundo os designers responsáveis pela concepção dos novos ônibus, a escolha e identificação desta “Expressão Empática” foi uma etapa-chave no processo de criação, pois essa identidade influenciou todos os demais elementos que constituem a nova família de produtos.

Conjunto óptico arrojado, grade dianteira e área envidraçada sem saliências, combinados com a fluidez de linhas – dos espelhos externos ao parachoque traseiro – permitiu obter, em testes práticos em túnel de vento, realizados na CTA – Centro Tecnológico Aeroespacial, um dos menores coeficientes aerodinâmicos já alcançados por um ônibus – cx 0,42 – próximo dos alcançados por veículos de passeio. Este coeficiente está diretamente relacionado à redução do consumo de combustível.

Um dos aspectos que destaca a originalidade de desenho da Geração 7 é a integração da parte superior da frente e do teto, com linhas aerodinâmicas e em formato de gota. Este novo design reduz o arrasto e permite que o equipamento de ar-condicionado fique embutido, constituindo-se em um dos maiores ganhos aerodinâmicos e de redução de consumo. Os espelhos externos, que também possuem papel aerodinâmico importante, tiveram sua forma otimizada, ficando mais integrados à carroceria, com melhorias em sua fixação e visibilidade para o motorista.
Nas laterais, as novidades são os novos aros de rodas dianteiro e traseiro em peça única de alumínio estampado e as novas tampas dos bagageiros. O formato e leves saliências dos aros de rodas conferem força ao visual do veículo.

As tampas dos bagageiros receberam novos desenhos, puxadores, mecanismo de acionamento e sistema de vedação. Mais leves e com maior vão-livre de abertura, facilitam as operações de colocação e retirada de bagagens e permitem maior acesso ao compartimento. Os novos puxadores, com padrão automobilístico, têm melhor empunhadura e acionamento mais suave.

A traseira dos novos Geração 7 ganhou novo desenho, com destaque para o conjunto óptico, parachoque e tampa traseira. As novas lanternas e sinalizadores de direção com LEDs ampliam a visibilidade e a segurança.

O parachoque tem formato que acompanha o desenho da lateral e do vigia traseiro, é feito em plástico especial que, no caso de pequenas colisões, deforma, absorve impactos e volta ao formato original, diminuindo os danos causados na carroceria.

Em alumínio, a nova tampa traseira é mais leve, possui melhor vedação e utiliza o mesmo sistema de fechamento das tampas do bagageiro e porta de acesso. Isso garante acionamento mais suave e permite que o veículo tenha uma única chave para abertura de todas as fechaduras.

Os principais diferenciais dos novos veículos da Geração 7 também estão ligados às vantagens operacionais que proporcionam para os frotistas. A Marcopolo lança dois novos modelos não disponíveis na geração anterior, o Viaggio 900 e Paradiso 1050, que foram concebidos com saias laterais mais baixas (menor bagageiro), o que reduz peso, custo operacional e aumenta a capacidade para transporte de passageiros.

“Os dois veículos ampliam as opções da linha de rodoviários e nasceram com o mesmo foco dos demais modelos da Geração 7: atender às novas características do transporte de passageiros – menor volume de bagagens no compartimento inferior – e proporcionar vantagens operacionais para os frotistas. O Viaggio 900 tem como aplicação o fretamento e o Paradiso 1050, o transporte rodoviário”, salienta Rubens de la Rosa

Entre os diversos itens introduzidos nos novos ônibus da Geração 7 para redução do desgaste de componentes e do custo operacional estão os kits para refrigeração de freios e pneus, instalados nas caixas de roda. O sistema utiliza a aerodinâmica (fluxo natural de circulação do ar com o veículo em deslocamento) para refrigerar esses componentes, aumentando a sua durabilidade.

Outra novidade é a normalização da tomada de ar para o filtro do motor em posição elevada (em veículos de motor traseiro). Posicionada ao lado do vigia traseiro, na coluna, permite a captação de ar mais limpo, o que deverá aumentar a vida útil dos filtros e diminuir o custo operacional.

Sustentabilidade
Os modelos da Geração 7 também foram concebidos com foco na redução dos impactos ambientais durante os processos de fabricação, com a utilização de um maior numero de matérias-primas e peças recicláveis.
A boa performance aerodinâmica contribuiu para a redução da emissão de CO2, na medida em que o ônibus utiliza menos combustível por quilômetro rodado, também com menor desgaste de componentes, como freios, pneus e outros agregados.

De acordo com ensaios de laboratório, em velocidades entre 80 e 100 quilômetros por hora o arrasto aerodinâmico representa 50% do consumo de combustível de um veiculo. Na Geração 7, as forças resultantes a esta velocidade – 193 kgf – são até 10% menores que nos modelos concorrentes mais eficientes em todo o mundo.

Conceito Estrutural
O desenvolvimento de um novo conceito construtivo otimizado – já de acordo com a nova resolução 316 do Contran, publicada no final de maio e que entrará em vigor nos próximos meses é outro diferencial dos novos ônibus. Com este novo conceito e a maior utilização de materiais nobres, como o alumínio e plásticos especiais, a engenharia da Marcopolo conseguiu construir uma estrutura mais resistente e, ao mesmo tempo, cerca de 500 kg mais leve (dependendo da configuração do veículo).

O desenvolvimento do projeto da estrutura foi totalmente feito por cálculo por Elementos Finitos (FEA), com o objetivo de garantir a resistência à fadiga, detectando os pontos de maiores e menores esforços, o que possibilitou o dimensionamento adequado dos componentes estruturais para cada diferente modelo. Complementar aos cálculos teóricos, a empresa investiu em testes de campo por mais de 15 meses, garantindo assim a durabilidade da estrutura e dos componentes do veiculo.

Os principais componentes estruturais utilizam aços com ligas especiais, que possibilita reduzir o peso total do conjunto. Com isso, conforme o modelo de carroceria, no Geração 7, é possível transportar mais passageiros na mesma aplicação, em relação aos modelos comercializados atualmente, o dimensionamento adequado dos componentes estruturais para cada diferente modelo. Complementar aos cálculos teóricos, a empresa investiu em testes de campo por mais de 15 meses, garantindo assim a durabilidade da estrutura e dos componentes do veiculo.
Os principais componentes estruturais utilizam aços com ligas especiais, que possibilita reduzir o peso total do conjunto. Com isso, conforme o modelo de carroceria, no Geração 7, é possível transportar mais passageiros na mesma aplicação, em relação aos modelos comercializados atualmente.

Conjuntos óticos em LEDs

A Geração 7 passa a utilizar LEDs em substituição às lâmpadas convencionais nos indicadores de direção dianteiros e traseiros. Os veículos contam com LEDs também nas luzes traseiras de posição e freio, delimitadoras e “brake-light”. Esta tecnologia representa um significativo avanço para o segmento brasileiro de ônibus e garante maior segurança e visibilidade, pois permite que sejam vistos a uma distância maior.

No projeto de desenvolvimento dos conjuntos ópticos dianteiros e traseiros foram investidos R$ 4,5 milhões. Os LEDs possuem vida útil maior que as lâmpadas comuns, diminuindo a frequência de manutenção e os custos, além de atenderem as normas internacionais. Outra característica inédita de conforto e segurança é a opção da luz diurna (daytime running), que amplia a segurança, mantendo os faróis acessos mesmo durante o dia.

“O resultado obtido cria um novo referencial no mercado brasileiro. O inédito desenho e formato das luzes dianteiras e traseiras de sinalização farão com que os modelos da Geração 7 sejam facilmente identificados à distância, mesmo durante a noite”, explica Edson Mainieri.

Sofisticação, modernidade e conforto

O interior dos novos Marcopolo Paradiso e Viaggio modifica os paradigmas existentes até então com relação a aliar conforto e funcionalidade, beleza e sofisticação, praticidade e fácil manutenção. O desenvolvimento dos detalhes internos teve como ponto de partida uma pesquisa etnográfica e colocou a segurança e o conforto dos passageiros e motorista como prioridades.

Levantamento estatístico de informações com esses passageiros e motoristas, a pesquisa de campo foi realizada com mais de 500 passageiros, dos mercados brasileiro e internacional. A aplicação de perguntas qualitativas e quantitativas, abordagens pessoais e estudos de observação, permitiu analisar a postura, os hábitos e o comportamento dos usuários durante as viagens.

“Isto possibilitou definir novos parâmetros para superar as expectativas e os desejos dos passageiros, em itens como tamanho e formato das poltronas, espaçamento entre as mesmas, iluminação, textura dos materiais e espaço para bagagens de mão, entre outros”, comenta Edson Mainieri, diretor de Engenharia.

“Com a pesquisa, pudemos constatar que os passageiros estão usando bagagens menores e acomodando no salão de passageiros e não no bagageiro tradicional. Por este motivo, foi aumentada a área de acesso nas escadas, a abertura da porta da parede de separação e a altura e profundidade do porta-pacotes”, explica Mainieri.

“O diferencial é que esta pesquisa não foi encomendada, os próprios projetistas, engenheiros e designers, além de profissionais de marketing da Marcopolo, fizeram o levantamento das informações, durante as viagens e em contato direto com os passageiros e motoristas”, finaliza.

Passageiro, o grande privilegiado

Os novos conceitos para a concepção do interior introduzidos com a Geração 7 transformam o passageiro no principal beneficiado. A largura e a altura internas foram ampliadas, gerando uma serie de melhorias como poltronas mais largas (1.060mm), maior altura interna (1,93m) e maior volume para os porta-pacotes.

Um dos aspectos mais relevantes da pesquisa e que levou à concepção de um salão de passageiros diferente dos atuais, foi a tendência de aumento do tamanho e volume das bagagens de mão e conseqüente diminuição do uso do bagageiro externo. Para atender a essa nova tendência, a Marcopolo concebeu um novo porta-pacotes mais amplo e profundo. Alem disso, o novo porta-pacote conta com um pega-mão incorporado o que garante mais segurança ao usuário que caminha pelo salão de passageiros.

Ao entrar nos novos modelos da Geração 7, o passageiro encontra uma nova escada, mais larga, ampla e segura, a qual convida o usuário a subir e facilita o acesso por meio de pontos de apoio bem localizados.

A nova parede de separação é outra exclusividade Marcopolo nos G7. De conceito inovador, trata-se da primeira porta deslizante com vidros temperados curvos transparentes. Possui abertura mais larga que as atuais e um inédito sistema de correr, ocupando menos espaço e preservando o posto do motorista. Com acabamentos diferenciados e grande área envidraçada, o design limpo melhora a visibilidade dos passageiros e amplia a iluminação natural do salão, complementada com o exclusivo teto solar (nos modelos com motor traseiro), com saída de emergência incorporada.

O salão de passageiros reserva outras novidades importantes. Otimizada, a iluminação interna indireta é mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. Isto foi conseguido graças a utilização um projeto de iluminação que privilegiou um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo funcional, com possibilidade de escolha de diferentes cenários de iluminação de acordo com a aplicação e o serviço.

Reposicionados, os novos conjuntos de sinalização das poltronas ganharam iluminação diferenciada e numeração maior, com pictogramas de fácil identificação. As luzes de leitura passam a ser em LEDs e as saídas individuais de ventilação bem como as teclas dos porta-focus foram otimizadas.

Os novos modelos G7 possuem um exclusivo sistema de áudio e vídeo, com monitores de LCD fixos ou escamoteáveis, alem de saídas de som individuais para cada passageiro (Kit Business opcional). O sistema de som proporciona a mesma qualidade sonora em todo o ambiente, contando com alto-falantes posicionados nos porta focos e a opção de ajustes de volume; também será oferecida a opção de saídas individuais para fone de ouvido, localizadas entre as poltronas ou nos porta focos.

Poltronas para envolver o usuário

A nova família de poltronas Executiva e Semileito da Geração 7 foi totalmente desenvolvida para proporcionar mais conforto e ergonomia aos passageiros. Concebidas com base na pesquisa realizada com os usuários, apresentam inovações únicas, como a utilização de espumas especiais (visco elástico) na região da cabeça e do pescoço, novos apoios de pernas e pés, além de apoios de braço mais largos e macios.

Além da ergonomia, o novo design das poltronas merece destaque especial, tanto pelo acabamento que harmoniza com o salão de passageiros, como por apresentar novas padronagens de tecido e cortes de capas exclusivos. “Pela pesquisa realizada, mapeamos todas as zonas da poltrona passíveis de interferência ergonômica. Isto permitiu o atendimento dos percentis extremos da população com eficácia e materiais adequados”, explica Edson Mainieri.

O trabalho da área de design e engenharia teve como objetivo “a empatia com os passageiros” e buscou soluções inovadoras. O resultado foram novos opcionais, tais como: espumas especiais e diferenciadas, porta-copos individuais integrados às poltronas, porta-objetos, audiofones e tomada para laptop, entre outros itens.

“Um aspecto marcante e fundamental da nova família de poltronas é a criação de um conceito modular de montagem. Isso permite que, mesmo depois de fixadas no ônibus, peças e componentes possam ser substituídos sem a necessidade de remoção das poltronas do lugar. Com capas, espumas e componentes substituíveis e de fácil manutenção, as novas poltronas possibilitam ganhos operacionais para os frotistas e conforto para os passageiros”, comenta Edson Mainieri.

As novas poltronas também ganharam sistema de acionamento da reclinação do encosto muito mais suave e prático, com cinco diferentes posições, descansa-braço central mais macio e largo e apoio para pés com sistema de catraca, que possibilita ajuste de posição dos pés de acordo com a altura do usuário.

As novas poltronas foram concebidas com foco na sustentabilidade. O revestimento traseiro, em peça única de plástico reciclado, melhora o acabamento e elimina processo de “ensacamento” na fabricação. A base do assento também é feita em plástico injetado e sistema de molas que sustenta a espuma de dupla densidade.

Para o motorista, atenção especial

A cabine do motorista dos modelos Marcopolo Geração 7 recebeu atenção especial dos projetistas e designers da empresa na concepção de suas formas, na aplicação de novos e inéditos materiais e na adoção de recursos somente utilizados em automóveis. O objetivo é ampliar o conforto, a segurança e o prazer de dirigir.

A nova parede de separação garante maior privacidade e ganho de espaço para o motorista, tornando o seu posto mais ergonômico e acessível.

No painel de instrumentos está o diferencial da marca. Com sistema e formato inovadores, possui satélites laterais que podem ser aproximados ou afastados do volante, de acordo com a preferência e necessidade do motorista. Esta funcionalidade permite que o condutor regule a distância das teclas para acionamento de todos os equipamentos/sistemas e não precise desviar a atenção da estrada ou mudar de posição na poltrona.

O sistema satélite é único e incorpora um novo Multiplex, dispositivo que controla todos os sistemas do ônibus eletronicamente, com teclas de fácil alcance e ícones retroiluminados. Conta ainda com um display informativo e opcionalmente, um monitor de até 7 polegadas com imagens do salão de passageiros e/ou câmera traseira para auxílio nas manobras de marcha-ré.

A Geração 7 da Marcopolo foi criada com o objetivo de estabelecer novos referenciais para o mercado brasileiro e internacional. Os veículos proporcionam, ao mesmo tempo, vantagens para o passageiro, com maior conforto, sofisticação e praticidade, para o motorista, pela dirigibilidade e ergonomia, e para o frotista, pela maior ocupação dos veículos, menor custo operacional e manutenção facilitada.