exposições vvr

Antonio C. Kaio Castro, foi fundador e presidente do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, também o criador do grande  evento VVR (Viver, Ver e Rever), uma das mais tradicionais exposições de veículos pesados antigos, em especial os Ônibus.

A ideia da VVR surgiu em 2003 pela paixão por veículos antigos que Kaio sempre cultivou. Na época, o profissional gerenciava a filial na cidade de São Paulo da empresa de fretamento Expresso Redenção, que tem sede em Taubaté, no interior paulista.

Kaio havia percebido que existiam eventos de carros antigos, mas não de ônibus. Como tinha contato com outras empresas, foi “garimpando” verdadeiros tesouros nas garagens. Muitos empresários guardavam e restauravam modelos antigos que, ao contarem as memórias dos seus negócios, retratavam também a história das regiões onde prestavam serviços.

Em maio 2004, ocorreu a primeira exposição na garagem da Expresso Redenção. O evento foi crescendo até que em 2007 começou a ser realizado no Memorial da América Latina, na zona Oeste de São Paulo. A VVR faz parte do Calendário Turístico Oficial desde 04 de maio de 2011, quando o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aprovou projeto de lei 1295, de 2009, à época do deputado Bruno Covas, hoje prefeito de São Paulo.

Foram realizadas ao todo 12 exposições VVR – Viver, Ver e Rever, sendo que de 2007 até 2014 realizadas nas dependências do Memorial da América Latina, tendo uma pausa nas edições de 2015 a 2018, retornando em 2019 no Viaduto do Chá inserido nas festividades de Natal da cidade de São Paulo.

Kaio conta que a VVR começou a dar frutos e hoje são realizados diversos eventos semelhantes em todo o País, como no interior de Minas Gerais e, em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Muitos apaixonados por Ônibus, os mais conhecidos por busólogos se espalharam de norte a sul, de leste a oeste pelo nosso país, para nós isso é um orgulho e uma honra muito grande.

Palavra do Presidente

Ao começarmos nossas primeiras exposições tínhamos em mente estimular a cultura da preservação da memória dos transportes em ônibus e caminhões.

Descobrimos naquele momento que muitos empresários e particulares apaixonados já traziam consigo esse objetivo.

Nossas exposições “VVR – Viver, Ver e Rever”, trouxeram à tona essa realidade fazendo uma ponte entre todos.

Também dentre nossos objetivos a construção do Museu dos Transportes e os acervos particulares, hoje existentes, nos aproximam cada vez mais dessa realidade.


Somos gratos a todos, empresários do segmento dos transportes de passageiros e cargas, aos inúmeros colecionadores de outros segmentos e colecionadores particulares, às instituições que sempre nos apoiaram, ao nosso patrocinador Mercedes-Benz do Brasil Ltda., aos amigos “Busólogos”, pois sem o carinho de todos não teríamos chegado onde chegamos.


Se temos o dia 30 de novembro em Lei Estadual como “Dia Da Preservação Da Memória Dos Transportes Em Ônibus e Caminhões” e nossa exposição no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, é graças a vocês.

Sintam-se co-autores dessa “HISTÓRIA” !!!


Kaio Castro – Presidente “Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro”