Curiosidades

1895 – KARL BENZ apresenta o PRIMEIRO AUTO ONIBUS DO MUNDO.
1898 – DAIMLER mostra ONIBUS p/ 16 PASSAGEIROS em WURTTENBERG, ALEMANHA.
1898 – DAIMLER constrói o que seria o Primeiro Onibus de Turismo do mundo (Capacidade p/ 12 PASSAGEIROS) na ALEMANHA.
1905 – DAIMLER constrói ONIBUS DE 2 ANDARES P/ 32 PASSAGEIROS.
1905 – Circulação pela PRIMEIRA VEZ DE UM ONIBUS C/ MOTOR A EXPLOSÃO em PARIS, FRANÇA.
1924 – Criado o SERVIÇO DE ONIBUS P/ EXCURSÃO no RIO DE JANEIRO por PAULO DAHMEN.
1924 – OS IRMÃOS GRASSI montam o que seria o PRIMEIRO ONIBUS FABRICADO NO BRASIL: o “MAMÃE ME LEVA” (PRIMEIRO ONIBUS FABRICADO EM ESCALA NO BRASIL).
1925 – Surge os PRIMEIROS ONIBUS IMPORTADOS DA EUROPA PARA O BRASIL em SÃO PAULO.
1930 – Os Ônibus chegam a velocidade de 70 km/h nas rodovias européias.
1930 – SÃO PAULO,SP recebe pela CMTC os ONIBUS IMPORTADOS DOS ESTADOS UNIDOS (ONIBUS DE LUXO) conhecidos como “YELLOW COACH” (onde era cobrado pelo Motorista).
1932 – A GM DO BRASIL lança seu PRIMEIRO ONIBUS aqui no BRASIL (de estrutura de ferro).
1935 – Inicia-se A FABRICAÇÃO DO ONIBUS MONOBLOCO ou CONSTRUÇÃO INTEGRAL.
1941 – O primeiro ONIBUS MOTORIZADO A DIESEL, FECHADO é fabricado pela encarroçadora IRMÃOS GRASSI (SÃO PAULO,SP).
1949 – A NIELSON fabrica o seu PRIMEIRO ONIBUS URBANO.
1949 – Em Outubro a CMTC é autorizada a instalar ABRIGOS PARA OS PASSAGEIROS construídos de LONA.
1950 – É idealizado o conceito de Fabricação em Série para ONIBUS. Bem como a concepção do CHASSI MONOBLOCO, também a PRIMEIRA SUSPENSÃO PNEUMÁTICA e os PRIMEIROS ARTICULADOS. É separado o ONIBUS URBANO do ONIBUS RODOVIARIO.
1950 – Criado no Brasil o “PAPA-FILA” misto de ônibus e caminhão.
1950 – É idealizado o conceito de Fabricação em Série para ONIBUS. Bem como a concepção do CHASSI MONOBLOCO, também a PRIMEIRA SUSPENSÃO PNEUMÁTICA e os PRIMEIROS ARTICULADOS. É separado o ONIBUS URBANO do ONIBUS RODOVIARIO.
1952 – O DECRETO LEI No. 3938 da PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO proibindo o USO DE CIGARROS NO INTERIOR DOS VEÍCULOS.
1953 – O PRIMEIRO CHASSI “SCANIA” C/ MOTOR TRASEIRO é o Modelo “C-50 (METROPOL)” de 8 CILINDROS.
1956 – A MERCEDES-BENZ DO BRASIL lança o PRIMEIRO CHASSI DE ONIBUS: o L-312.
1957 – A CIFERAL produz o PRIMEIRO ONIBUS BRASILEIRO dotado de SISTEMA DE AR CONDICIONADO INDIVIDUAL P/ PASSAGEIROS.
1958 – A MERCEDES-BENZ apresenta o SEU PRIMEIRO ONIBUS MONOBLOCO INTEGRAL.
1958 – A NIELSON inicia a Construção de CARROCERIAS METÁLICAS.
1959 – CAIO é a PRIMEIRA ENCARROÇADORA A MONTAR CARROCERIA DE ONIBUS EM CHASSI DA MARCA MERCEDES-BENZ aqui no BRASIL
1966 – É fundada em CURITIBA,PR a Empresa PLUMA CONFORTO E TURISMO.
1967 – A MERCEDES-BENZ apresenta seu Novo MONOBLOCO: o “O-326” (PRIMEIRO ONIBUS DE 200 HP DE POTÊNCIA).
1967 – A VIAÇÃO PROGRESSO (PERNAMBUCO) realiza a PRIMEIRA VIAGEM DE ONIBUS LEITO ENTRE SÃO PAULO x RECIFE.
1969 – Obrigatoriedade do EXTINTOR DE INCÊNDIO em ONIBUS através da RESOLUÇÃO 410/68 c/ a colocação de 1 EXTINTOR POR VEÍCULO (4kg) PO ou CO2.
1970 – A SCANIA apresenta as PRIMEIRAS SUSPENSÕES A AR P/ ONIBUS: em Chassis SCANIA B-110 e SCANIA BR-115.
1970 – A STRIULI lança seu PRIMEIRO MICRO-ONIBUS exclusivamente p/ a GATTI TURISMO (SÃO PAULO,SP).
1971 – A SAAB-SCANIA lança CHASSI DE ONIBUS C/ MOTOR DIANTEIRO: denominado “B-110”.
1973 – A partir de Setembro deste Ano é Obrigatório o USO DO TACÓGRAFO EM ONIBUS NO BRASIL (Aparelho que registra em um Disco as Velocidades desenvolvidas).
1974 – Introdução do APARELHO DE AR CONDICIONADO EM ONIBUS no BRASIL (nos ONIBUS: “FRESCÕES” no RIO DE JANEIRO,RJ) Aparelho: THERMO-KING.
1974 – CURITIBA,PR inicia Operação de SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO C/ ONIBUS EXPRESSO EM SISTEMA DE CANALETAS (FAIXA EXCLUSIVA) como sendo um MÉTODO INÉDITO E INOVADOR NO TRANSPORTE COLETIVO DE ONIBUS NO BRASIL.
1974 – Importado dos ESTADOS UNIDOS o SANITÁRIO QUÍMICO (BANHEIRO) também conhecido como “TOILLETE” passa a ser EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO EM ONIBUS RODOVIÁRIO NACIONAL.
1975 – A MARCOPOLO apresenta o PRIMEIRO ONIBUS DE JANELA RETA (90º ) DO BRASIL: trata-se do “MARCOPOLO III”.
1976 – A partir de Dezembro deste Ano é obrigatório a Instalação do GABINETE SANITÁRIO EM ONIBUS RODOVIÁRIO c/ Viagens Superiores a 75 km ou 2 Horas.
1978 – DECRETO 82.925 estipula COMPRIMENTO MÁXIMO P/ ONIBUS DE 12 METROS DE COMPRIMENTO pelo CONTRAN CODIGO NACIONAL DE TRÂNSITO.
1978 – PLUMA (CURITIBA,PR) tem a MAIS LONGA LINHA DE ONIBUS DA AMÉRICA LATINA: A ATLÂNTICO x PACÍFICO (Ligando RIO x SANTIAGO DO CHILE) 4120km, 64 Horas/Viagem.
1979 – A VOLVO DO BRASIL produz o seu PRIMEIRO CHASSI DE ONIBUS, O PRIMEIRO C/CHASSI NO ENTRE-EIXOS denominado “B-58”. A VIAÇÃO GRACIOSA é a PRIMEIRA EMPRESA NO BRASIL A ADQUIRIR O ONIBUS DA MARCA.
1980 – Anunciada a Montagem de ONIBUS na VIAÇÃO ITAPEMIRIM.
1981 – EM 01/NOVEMBRO DESDE ANO ÉA ESTRÉIA DO “TRIBBUS” como Serviço Regular na LINHA CURITIBA x SÃO PAULO.
1984 – As Empresas de ONIBUS: ANDORINHA, PLUMA e EUCATUR são as PRIMEIRAS A OPERAR C/ OS NOVOS MARCOPOLO PARADISO.