Primeiro Ônibus DD

Em Janeiro de 1986, começaram a circular no Brasil pela primeira vez, regularmente, o ônibus rodoviário Double-Decker ligando a cidade de São Paulo a Santiago do Chile.

Com freqüência de duas saídas semanais, às terças e sextas, às 15h30. Os ônibus eram da Chile-Bus (Chilena) e tinham capacidade para transportar sessenta passageiros, vinte no piso inferior e quarenta no superior.

Com 3,85 m de altura, carroceria Neoplan (alemã) e tracionado por motor OM-403 de 10 cilindros e 360 cv, o veículo completaria a viagem em 54 horas com três motoristas e dois auxiliares.

A CMTC de São Paulo adquire um lote de 45 ônibus Padron-Scania, do qual fazia parte um veículo experimental equipado com caixa de câmbio computadorizada. Era o primeiro ônibus urbano desse tipo no país. Tratava-se de um Scania K-113, de número 5200, com suspensão a ar.

Esse veículo apresentava várias vantagens, como maior vida útil do motor e economia de combustível, já que o sistema computadorizado acoplado à caixa de câmbio determinava a mudança da marcha com alto grau de precisão.